Pular para o conteúdo principal

Comunhão com Deus, o valor da oração!

Comunhão com Deus, o valor da oração!
Comunhão com Deus, o valor da oração!

37 Voltando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, tu dormes? Não pudeste vigiar nem uma hora?
38 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
39 Retirando-se de novo, orou repetindo as mesmas palavras.
Marcos 14:37-39



Diante da prova que estava por vir, a prisão e crucificação de Jesus, Jesus pediu para seus discípulos se colocarem em oração, preparando-os para as provas que aconteceriam, assim, ele se retirou e levou consigo Pedro, Tiago e João para orar; depois afastou-se um pouco dos três e foi orar sozinho. Depois voltou e achou-os dormindo, e repreendeu-os  por não  poderem orar nem sequer uma hora com ele.
Interessante é notarmos que mesmo Jesus sendo Deus e homem, colocou-se numa posição de dependência da oração. Ele se pôs dependente do Pai celestial. E notamos que os discípulos Pedro, Tiago e João não sentiam a mesma dependência e  se deixaram ser vencidos pelo sono.
Jesus então os ordenou que estivessem vigiando, por que os guardas estavam por vir, e  se mantivessem  em oração.  Jesus sabia das provas que estavam por vir, e também sabia do cansaço de Pedro, Tiago e João. Mas, a ordem de Jesus é que apesar da fraqueza da carne, das fraquezas físicas, do cansaço, precisamos e somos ordenados a permanecermos em oração.
Jesus Cristo nos exortou a vigiar e orar, (Marcos 14:38) “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”.

Ensinou-nos também onde orar, (Mateus 6:6) “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará”.
Além do quarto, (aposento) apontou outro lugar, (Lucas 19:46) “Dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa é casa de oração; mas vós fizestes dela covil de salteadores”.
         Está bem claro que Jesus nos ordena a oração. Mas ainda percebemos que Satanás tenta colocar sobre nós a ideia de que a oração é um peso, ou um sacrifício. A religiosidade de nosso país tenta colocar a oração como uma penitência, como um castigo pelos nossos pecados. Essa é uma visão da cultura religiosa de nosso país, onde diante da confissão auricular o padre ordenava 10 ou 20 orações repetidas como pagamento dos pecados para se receber perdão de Deus.
         Mas quando Jesus nos ensinou a oração, por exemplo do “pai nosso”, ele estava ensinando a conversar com Deus como um Pai, a ter nele uma confiança paterna e  não uma expressão de religiosidade ou farisaísmo.
         Quando Jesus nos ordena a oração, ele nos manda sacrificar a nossa carne sim, mas afim de sentirmos o maior prazer que existe para aqueles que amam a Deus, o prazer de estar na presença do Pai.
Salomão retratou esse prazer da comunhão em Cantares de Salomão nas expressões de amor da noiva para com o Noivo, a noiva simbolizando a igreja e o Noivo simbolizando ao Senhor Jesus.
Davi expressou seu amor pelo Senhor em vários salmos , e em muitos vemos ele clamando por  essa comunhão com o senhor dizendo :
Salmo 42.1 e 2
.1 [Ao mestre de canto. Salmo didático dos filhos de Corá] Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. 2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?
Salmo 63 1-4
63.1 [Salmo de Davi, quando no deserto de Judá] Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água.
2 Assim, eu te contemplo no santuário, para ver a tua força e a tua glória.
3 Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam.
4 Assim, cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; em teu nome, levanto as mãos.
          O que o Senhor Jesus ordena é que vivamos em oração mantendo profunda comunhão com o Pai em nome de Jesus. Que sintamos o prazer da oração que é melhor do que o tranquilo sono, ou do que a fome saciada ou do que qualquer coisa que o mundo possa nos oferecer.
         A oração é um mandamento que não se cumpre como castigo, mas sim um momento prazerosos de estarmos na presença do Pai de amor, onde seu Espirito e seu Filho se manifestam presentes.
         Terminamos com a poesia do hinário Novo Cântico:

“Preciosas são as horas na presença de Jesus,
Comunhão deliciosa da minha alma com a Luz”

“Se quereis saber quão doce é a divina comunhão,
Podereis mui bem prova-la e tereis compensação.
Procurai estar sozinhos em conversa com Jesus,
Provareis na vossa vida, o poder que vem da cruz.


Quão doce e agradável é estar na presença do Pai!

Comentários

Mais vistas da semana!

Começou a lavar os pés aos discípulos. João 13.5

  Começou a lavar os pés aos discípulos. João 13.5 Começou a lavar os pés aos discípulos. João 13.5 Esquecemos que Jesus Cristo está hoje, assentado no trono, exatamente como era ontem, quando percorreu os caminhos de nosso mundo. E quanto perdemos com esse esquecimento! O que era, isso Ele é. O que disse, isso Ele diz. Os evangelhos são meras amostras da vida que Ele continua vivendo; são folhas arrancadas do diário de sua existência imutável. Hoje, Ele está incumbindo-se de lavar os pés de seus discípulos,empoeirados por causa das viagens pelos desertos. Sim, aquele incidente fascinante está sendo cumprido em ti, meu amigo, basta que não recuses os humildes serviços de amor daquEle a quem chamamos Mestre e Senhor, e que ainda se cinge para nos servir. E precisamos dessa purificação incessante para nos mantermos corretos. Não é suficiente nos relembrarmos de certa hora no passado em que pela primeira vez nos ajoelhamos aos pés do Filho de Deus, pedindo perdão e ouvindo-o dizer:

Com Deus tudo vai bem

Com Deus tudo vai bem “12   Presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro do homem. 13   Em Deus faremos proezas, porque ele mesmo calca aos pés os nossos adversários. “ Sl 108.12 e13 Introdução       Alguns anos atrás, dois diferentes irmãos em diferentes momentos me falaram o seguinte: “ Quando alguém te perguntar:”Tudo bem?”, mesmo que a situação esteja difícil, responda: “Vai tudo bem”.”   Realmente se andamos com Deus, essa é uma grande verdade, pois a vitória do Senhor é certa. O Salmo 108 é composto de um trecho do Salmo 57 e um trecho do Salmo 60. Na sua parte final ele contém mensagens de fé, esperança e vitória. É um Salmo escrito pelo rei Davi.Ele começa falando de um coração que está preparado, está firme – v 1 Firme está o meu coração, ó Deus! Cantarei e entoarei louvores de toda a minha alma "  – e termina falando de vitória. Escolhemos para nossa reflexão o v 13 que aparece também no Salmo 60.12 nos oferece três ideias que podem nos diri

Como é a vara de amendoeira da Bíblia ( Jr 1.11 e 12)

            EM FINS de janeiro ou começo de fevereiro, muitos terraços nas encostas das colinas de Israel sofrem uma transformação dramática. Acordando de seu sono invernal, as amendoeiras ficam cobertas de flores. Sendo uma das primeiras árvores a florir, essa árvore em geral se destaca. Suas flores brancas e rosa enfeitam a paisagem invernal, fazendo lembrar das palavras de Salomão em   Eclesiastes 12:5 . Ali ele compara os cabelos brancos da velhice à ‘amendoeira que carrega flores. Em vista da floração precoce da amendoeira, a palavra hebraica para amendoeira significa literalmente “aquele que desperta”. Assim, ela é usada na Bíblia em diversas ilustrações de peso. Por exemplo, o profeta Jeremias teve uma visão de uma vergôntea, ou ramo, de amendoeira. O que representava ela? “Mantenho-me alerta quanto à minha palavra, a fim de cumpri-la”, disse Jeová a Jeremias. ( Jeremias 1:11, 12 ) Naturalmente, DEUS nunca se cansa nem dorme. Mas essas palavras enfatizavam seu desejo de t

Orando a palavra! Compartilhe

Modo de Vida Cristã

12   Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam; 13   e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros. 14   Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. 15   Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos. 16   Regozijai-vos sempre. 17   Orai sem cessar. 18   Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 19   Não apagueis o Espírito. 20   Não desprezeis as profecias; 21   julgai todas as coisas, retende o que é bom; 22   abstende-vos de toda forma de mal. 23   O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus

Frases

  O mar se elevava e engrossava cada vez mais. Jonas 1.11 Pecado na alma é como Jonas no navio: transforma a mais calma das águas em mar tempestuoso.

Oração - Oração da manhã - Salmo 18. 1 a 3!

  Compartilhe!